Acadêmicos de Fisioterapia da Unimeta participam de visita técnica à Oficina Ortopédica de Rio Branco

athenas Fisioterapia, Institucional

Na última sexta-feira (10), os acadêmicos do quinto período de Fisioterapia da Unimeta visitaram a Oficina Ortopédica de Rio Branco, acompanhados da Professora Especialista Jardelly Vieira, docente na disciplina de Órtese e Prótese.

A atividade objetivou apresentar aos acadêmicos a confecção desses materiais, e mostrar a diferença que um apoio ou dispositivo externo aplicado ao corpo pode exercer na modificação dos aspectos funcionais ou estruturais do sistema neuro músculo-esquelético, para obtenção de alguma vantagem mecânica ou ortopédica do paciente.

Foram apresentados aos alunos os diferentes setores de confecções. Os técnicos da oficina explicaram o processo de fabricação, desde a tomada de medidas dos dispositivos até a entrega ao paciente, assim os acadêmicos puderam visualizar na prática a teoria aprendida em sala de aula, agregando valores pessoais e profissionais, além de saírem mais motivados para o exercício futuro da profissão.

A oficina Ortopédica fabrica produtos ortopédicos para todo o Estado, de onde saem dispositivos que desenvolvem autonomia para muitas pessoas com deficiência. Os produtos são confeccionados sob medida, de forma personalizada conforme a necessidade de cada paciente e o atendimento é realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“É de suma importância termos profissionais da fisioterapia qualificados na prescrição das órteses e próteses, desta forma, ficamos felizes em receber acadêmicos para visita técnica nesta oficina e podermos colaborar com a formação dos mesmos”, explicou Jerry Campos, Gerente da Oficina Ortopédica.