Docentes de Enfermagem são homenageados na 6ª Semana de Saúde Coletiva

athenas Enfermagem, Institucional

Os professores Cleuciane Lima de Melo, Isabelly Rossetto Saadi de Andrade e Ualison Oliveira Pontes participaram da 6ª Semana de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Acre, nos dias 03 e 07 de junho, e ganharam uma Menção Honrosa pelo trabalho “Utilização da Metodologia da Problematização e Arco de Maguerez como Estratégia de Ensino-Aprendizagem”, apresentado na forma de pôster.

No evento, os docentes pesquisadores submeteram seus trabalhos desenvolvidos ao longo de dois anos de atuação e colaboração na reformulação curricular do curso de enfermagem do Centro Universitário Meta.

O estudo trata de um relato de experiência de docentes do curso de graduação em enfermagem, com acadêmicos do quinto ano, na aplicação da Metodologia da Problematização, com foco no Arco de Maguerez. Ele traz como reflexão a estratégia de ensino-aprendizagem, valoriza a realidade do campo de atuação profissional, levando os acadêmicos a praticarem a relação ação-reflexão-ação, além de contribuir para a humanização da assistência em enfermagem e mobilização dos atores envolvidos para a importância do processo de aprendizagem significativa, de forma dinâmica e integral.

A participação dos professores teve o objetivo de promover a troca de conhecimentos e experiências entre profissionais, estudantes, pesquisadores e acadêmicos de Saúde Coletiva, assim como divulgar o curso e seu campo de abrangência aos alunos de outros cursos e a comunidade em geral.

A semana de saúde coletiva foi composta por palestras e minicursos que teve como finalidade fundamental a busca pela expansão e pelo aprofundamento do conhecimento na área da saúde coletiva.

“Este relato vem contribuir para as diversas reflexões necessárias na atuação docente, corroborando para ampliar discussões sobre o processo de ensino-aprendizagem baseadas em estratégias inovadoras, buscando aproximar a atuação profissional para o ambiente de aprendizagem”, disse Cleuciane de Melo.

“A instituição de ensino tem oportunizado está construção e ampliado os espaços para discussões e reflexões na utilização efetiva das metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem, e espaços como estes devem colaborar nas pesquisas e divulgações de métodos utilizados no ensino”, comentou Isabelly Rossetto.