Unimeta promove curso de Licitações e Contratos

athenas Administração, Institucional

Palestrado por especialistas na área, o Curso de Licitações e Contratos, promovido pela Unimeta nos dias 19, 20 e 22 de julho, contou com a presença de alunos de Administração, representes das empresas participantes de licitações, pregoeiros e comunidade em geral.

Os palestrantes: Adm. Tainã Araújo Nery da Cunha (Professora Unimeta e Pregoeira); Adm. Ana Cristina, Auditoria de Pregoeira do Tribunal de Contas do Estado do Acre e Especialista em Licitações; e Advogado e Contador Dr. Alisson Merchead (Empresário do Ramo de Licitações), objetivaram capacitar os profissionais interessados em saber elaborar com segurança, os instrumentos necessários (Plano de Trabalho, Projeto Básico e Termo de Referência) que subsidiam a elaboração dos Atos Convocatórios (Edital e Convite) com vistas à elaboração do Contrato.

Esse procedimento visa o resultado positivo na contratação e no acompanhamento dos Contratos pelos Gestores/Fiscais de Contratos, na forma prevista na Lei nº 8.666/93 e no Decreto nº 2.271/97 por meio do desenvolvimento de conhecimentos técnicos e éticos, exigidos do Agente Público, de forma a não restringir a participação das empresas nas licitações, visando a maximização dos Recursos Públicos em observância aos princípios Constitucionais.

“O sucesso ou o insucesso de uma contratação na Administração Pública de qualquer esfera de governo, está calcada na boa elaboração desses instrumentos (Projeto Básico ou Termo de Referência) por servidores qualificados, que deverão ser elaborados pelo Setor Requisitante em conjunto com a Área de Compras da Instituição, conforme entendimento do Tribunal de Contas da União, como forma de dar maior celeridade as contratações”, explicou a Professora Esp. Tainã Araújo Nery da Cunha, Coordenadora do Curso de Administração da Unimeta.