Jurista Alemão Robert Alexy ministra palestra sobre os “Direitos Fundamentais” na Unimeta

athenas Direito, Institucional

Um dos mais influentes filósofos do direito Alemão e mundial da atualidade, o alemão Prof. Dr. Robert Alexy, Dr. Honoris Causa Multiplo, esteve na Unimeta no último sábado (10), e ministrou uma conferência de 6 horas, transmitida ao vivo, via vídeo conferência para mais de 120 acadêmicos do curso de Direito da Unimeta e outras faculdades, em duas salas criadas para expandir o número de participantes da comunidade acadêmica, somando mais de 650 participantes do evento.

A palestra “Diálogos sobre Direitos Fundamentais: O Sistema de Robert Alexy”, também foi acompanhado por importante personalidade do Estado do Acre, como a Dra. Katia Rejane, Procuradora Geral do Ministério Público do Acre; o Dr. Samy Barbosa, Procurador Adjunto do Ministério Público do Acre; a Dra. Alessandra Marques, Promotora do Ministério Público do Acre; a Dra. Roberta de Paula, Defensora Geral; o Prof. José Clodoaldo Sabino, Reitor Interino da Unimeta; e o Dr. Fábio Santos de Santana, Coordenador do curso de Direito da Unimeta.

O evento foi considerado de extrema importância e relevância para o curso de Direito da Unimeta, devido a oportunidade de receber um profissional renomado na área da graduação, o que mostra a participação e o envolvimento da coordenação e docentes do curso de Direito para trazer aos acadêmicos, os melhores conteúdos sobre o âmbito jurídico.

Para o Reitor interino da Unimeta, Prof. José Clodoaldo Sabino, participar do encontro foi um privilégio. “Primeiro ano do curso de direito da Unimeta e já com toda essa influência do jurídico, dentro do contexto da formação dos nossos acadêmicos é muito importante. Estamos muito felizes pela participação dos professores da Unimeta na organização deste evento”, disse ele. “Foi um presente, uma parceria que surgiu com as instituições que trouxeram o jurista Robert Alexy ao Acre e conseguimos 80 vagas para este evento entre alunos e professores da Unimeta. Um presente para este centro universitário. O momento é de festejar e agradecer por esta oportunidade!”, completou o Coordenador do curso de Direito, Fabio Santos.

Os acadêmicos da instituição também sentiram-se gratos pela oportunidade. “Uma ocasião ímpar, uma pessoa de referência para o mundo acadêmico. Estamos tendo uma oportunidade única!”, considerou Roney Sales. Opinião semelhante de Jeferson Figueiredo, “ter uma pessoa como Robert junto com a gente, é um divisor de águas, deixando assim o Direito com um âmbito muito maior em nossa vida!”, disse o estudante. “Uma grande oportunidade, que nem um estudante poderia perder!”, falou a acadêmica Paula Varoto.

As autoridades acreanas presentes também elogiaram o evento. “Um momento único, uma sorte trazer um jurista de renome como Robert Alexy ao Acre”, opinou a Dra. Katia Rejane, Procuradora Geral do Ministério Público do Acre. “Para a gente é uma alegria participar de algo tão grandioso no nosso Estado do Acre, que só engradece o nosso conhecimento”, disse a Dra. Roberta de Paula, Defensora Geral.

E ainda engrandeceram o profissional jurista. “A vinda do jurista Robert Alexy demonstra a união das instituições que uniram esforços para traze-lo ao Acre. É uma contribuição das instituições para o debate público, para reflexão acerca do momento em que estamos vivendo. Receber o professor Alexy na Unimeta é um grande diferencial e me deixa grato”, declarou o Dr. Samy Barbosa, Procurador Adjunto do Ministério Público do Acre. “Uma enorme satisfação ter o jurista Robert Alexy na nossa Unimeta! É um evento histórico para a comunidade jurídica e para os acadêmicos!”, concluiu a Dra. Alessandra Marques, Promotora do Ministério Público do Acre.

Prof. Dr. Robert Alexy

Dr. Honoris Causa Multiplo – Universidade de Gottingen – Alemanha

Robert Alexy é um dos mais influentes filósofos do Direito alemão contemporâneo. Graduou-se em direito e filosofia pela Universidade de Göttingen, tendo recebido o título de PhD em 1976, com a dissertação Uma Teoria da Argumentação Jurídica, e a habilitação em 1984, com a Teoria dos Direitos Fundamentais – dois clássicos da Filosofia e Teoria do Direito.

Com apoio de: Simone Oliveira

Palestra Direitos Fundamentais (1)

Palestra Direitos Fundamentais (2)

Palestra Direitos Fundamentais (3)