Jurista Alemão Robert Alexy ministra palestra sobre os “Direitos Fundamentais” na Unimeta

athenas Direito, Institucional


Um dos mais influentes filósofos do direito Alemão e mundial da atualidade, o alemão Prof. Dr. Robert Alexy, Dr. Honoris Causa Multiplo, esteve na Unimeta no último sábado (10), e ministrou uma conferência de 6 horas, transmitida ao vivo, via vídeo conferência para mais de 120 acadêmicos do curso de Direito da Unimeta e outras faculdades, em duas salas criadas para expandir o número de participantes da comunidade acadêmica, somando mais de 650 participantes do evento.

A palestra “Diálogos sobre Direitos Fundamentais: O Sistema de Robert Alexy”, também foi acompanhado por importante personalidade do Estado do Acre, como a Dra. Katia Rejane, Procuradora Geral do Ministério Público do Acre; o Dr. Samy Barbosa, Procurador Adjunto do Ministério Público do Acre; a Dra. Alessandra Marques, Promotora do Ministério Público do Acre; a Dra. Roberta de Paula, Defensora Geral; o Prof. José Clodoaldo Sabino, Reitor Interino da Unimeta; e o Dr. Fábio Santos de Santana, Coordenador do curso de Direito da Unimeta.

O evento foi considerado de extrema importância e relevância para o curso de Direito da Unimeta, devido a oportunidade de receber um profissional renomado na área da graduação, o que mostra a participação e o envolvimento da coordenação e docentes do curso de Direito para trazer aos acadêmicos, os melhores conteúdos sobre o âmbito jurídico.

Para o Reitor interino da Unimeta, Prof. José Clodoaldo Sabino, participar do encontro foi um privilégio. “Primeiro ano do curso de direito da Unimeta e já com toda essa influência do jurídico, dentro do contexto da formação dos nossos acadêmicos é muito importante. Estamos muito felizes pela participação dos professores da Unimeta na organização deste evento”, disse ele. “Foi um presente, uma parceria que surgiu com as instituições que trouxeram o jurista Robert Alexy ao Acre e conseguimos 80 vagas para este evento entre alunos e professores da Unimeta. Um presente para este centro universitário. O momento é de festejar e agradecer por esta oportunidade!”, completou o Coordenador do curso de Direito, Fabio Santos.

Os acadêmicos da instituição também sentiram-se gratos pela oportunidade. “Uma ocasião ímpar, uma pessoa de referência para o mundo acadêmico. Estamos tendo uma oportunidade única!”, considerou Roney Sales. Opinião semelhante de Jeferson Figueiredo, “ter uma pessoa como Robert junto com a gente, é um divisor de águas, deixando assim o Direito com um âmbito muito maior em nossa vida!”, disse o estudante. “Uma grande oportunidade, que nem um estudante poderia perder!”, falou a acadêmica Paula Varoto.

As autoridades acreanas presentes também elogiaram o evento. “Um momento único, uma sorte trazer um jurista de renome como Robert Alexy ao Acre”, opinou a Dra. Katia Rejane, Procuradora Geral do Ministério Público do Acre. “Para a gente é uma alegria participar de algo tão grandioso no nosso Estado do Acre, que só engradece o nosso conhecimento”, disse a Dra. Roberta de Paula, Defensora Geral.

E ainda engrandeceram o profissional jurista. “A vinda do jurista Robert Alexy demonstra a união das instituições que uniram esforços para traze-lo ao Acre. É uma contribuição das instituições para o debate público, para reflexão acerca do momento em que estamos vivendo. Receber o professor Alexy na Unimeta é um grande diferencial e me deixa grato”, declarou o Dr. Samy Barbosa, Procurador Adjunto do Ministério Público do Acre. “Uma enorme satisfação ter o jurista Robert Alexy na nossa Unimeta! É um evento histórico para a comunidade jurídica e para os acadêmicos!”, concluiu a Dra. Alessandra Marques, Promotora do Ministério Público do Acre.

Prof. Dr. Robert Alexy

Dr. Honoris Causa Multiplo – Universidade de Gottingen – Alemanha

Robert Alexy é um dos mais influentes filósofos do Direito alemão contemporâneo. Graduou-se em direito e filosofia pela Universidade de Göttingen, tendo recebido o título de PhD em 1976, com a dissertação Uma Teoria da Argumentação Jurídica, e a habilitação em 1984, com a Teoria dos Direitos Fundamentais – dois clássicos da Filosofia e Teoria do Direito.

Fonte: Assessoria

Com apoio de: Simone Oliveira

Palestra Direitos Fundamentais (1)

Palestra Direitos Fundamentais (2)

Palestra Direitos Fundamentais (3)

Palestra Direitos Fundamentais (4)

Palestra Direitos Fundamentais (5)

Palestra Direitos Fundamentais (6)

Palestra Direitos Fundamentais (7)

Palestra Direitos Fundamentais (8)

Palestra Direitos Fundamentais (9)

Palestra Direitos Fundamentais (10)

Palestra Direitos Fundamentais (11)

Palestra Direitos Fundamentais (12)