Atividade de Educação Interprofissional forma grupos para integração de cursos

athenas Institucional

Na última quarta-feira (21), a disciplina de Educação Interprofissional realizou mais uma atividade envolvendo acadêmicos, docentes e coordenadores da Unimeta. A ação trabalhou de forma dinâmica para que os estudantes pudessem conhecer suas equipes, cujos integrantes, estudam em outros cursos de graduação, promovendo o objetivo de interprofissionalidade.

Durante o evento, que aconteceu no Espaço de Convivência da Unimeta, os estudantes de todas as Escolas: Saúde, Negócios, Engenharias e Arquitetura, foram recepcionados por um DJ em um ambiente descontraído, com luzes e muita animação, onde iniciou-se a dinâmica de apresentar as pistas que eles tinham para descobrir os colegas de sua equipe.

Foram distribuídos crachás com os nomes e cada aluno possuía uma cor e número, que no final, representaria o seu time. Após a descoberta da equipe, os alunos tiveram que procurar o professor que conduzirá o seu aprendizado ao longo do semestre. O tema da noite foi: Fui atrás do Sucesso… E voltei com um Time Completo!

Com a equipe formada pelos alunos e o seu mediador, foi proposto que cada grupo realizasse uma atividade prática: desenhar, em um espaço colaborativo, o brasão que representa a sua equipe e que escrevessem quais as competências que eles trabalharão durante os próximos encontros.

Foi ressaltado em todo o evento a importância dos profissionais trabalharem em equipe, e a necessidade de desenvolver as suas competências, habilidades, colaborando com a formação de um colega de trabalho, por isso, o encontro marcou história para essa disciplina, que promoverá em todas as aulas, a inovação da Educação do Ensino Superior.

APRENDER JUNTOS PARA TRABALHAR JUNTOS!

“Neste momento, avançamos com a estruturação curricular, ofertando no ensino superior as experiências da educação interprofissional e práticas colaborativas, fortalecendo a formação profissional pautada nas competências exigidas pelo mercado de trabalho, com inovação e tecnologia somado ao perfil comunicativo, proativo e de liderança, destacando acima de tudo, a atuação em equipe de forma colaborativa. Iniciamos um novo ciclo na Unimeta com a consolidação de fato desta proposta, com o ensino aos alunos de todos os cursos, onde irão vivenciar a educação interprofissional e práticas colaborativas aproximando o ensino-serviço e comunidade”, explicou a Coordenadora do curso de Enfermagem, Isabelly Rosseto.