Curso de Publicidade e Propaganda da Unimeta recebe doutor em Comunicação e Semiótica para palestra

athenas Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Institucional

A Semiótica e a Gestalt são estudos fundamentais nas áreas de comunicação, design, artes e psicologia. Estar envolvido nestes nichos e não entender, ler ou ouvir sobre estes princípios acaba sendo algo inaceitável.

Foi justamente por isso que os acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda da Unimeta participaram, na última quarta-feira (27), de uma palestra sobre Semiótica e Gestalt ministrada pelo doutor em Comunicação e Semiótica e professor da UFAC, Milton Chamarelli Filho.

A ação foi organizada pela coordenadora do curso, Ana Carolina Martins Pires Cavichioli, que ficou muito feliz com a interação e resposta dos alunos à oficina.

“Agradeço muito o professor Milton pela presença. É uma honra tê-lo conosco. Ainda mais trazendo uma palestra sobre um tema fundamental para a formação dos nossos acadêmicos. Estamos construindo os melhores publicitários do Acre! E modéstia parte, posso dizer que teremos profissionais conhecidos nacionalmente, em pouco tempo!”, comenta.

De uma maneira geral, a semiótica estuda os diferentes tipos de linguagens (publicidade, jornalismo, arquitetura, artes, etc.), que são constituídas de signos. Toda linguagem é formada por signos e a semiótica os estuda; consequentemente, ela tem condições de demonstrar as relações dinâmicas, o conteúdo e os efeitos de qualquer mensagem, com aplicações práticas e não meramente acadêmicas.
Já a teoria de Gestalt, mostra as diferentes formas de organização visual dos objetos, que são percebidas de maneiras diferentes de acordo com cada pessoa, tendo assim, significados distintos para cada indivíduo. Uma imagem que é vista por uma pessoa pode ser vista diferente por outra.
A Publicidade e Propaganda utiliza criatividade e técnicas de comunicação para divulgar produtos, serviços, ideias e marcas. Ela pode ser empregada para construir a imagem de empresas, causas e pessoas junto a um público-alvo específico e seus profissionais têm um campo de trabalho bastante amplo, que vai além das agências de Publicidade e Propaganda.

“A Unimeta é a única Instituição de ensino que oferece o curso presencial de Publicidade e Propaganda no estado do Acre. Aqui, fazemos questão que os alunos vivenciem projetos reais para aliar os conteúdos vistos em sala com o dia-a-dia do mercado. Entendo que grandes profissionais precisam ter a mente aberta e absorver todo o tipo de conhecimento, para gerar ideias responsáveis e que garantam retorno do investimento do cliente. Não basta criarmos uma campanha bonita e que emocione milhões de pessoas, precisamos trazer resultados efetivos”, finaliza Ana Carolina.

Para mais informações sobre o curso, acesse: https://unimeta.edu.br/comunicacao-social-publicidade-e-propaganda/