Acadêmicos de Fisioterapia participam do I Encontro de Práticas Integrativas no Huerb

athenas Fisioterapia, Institucional

Os acadêmicos do Estágio Supervisionado de Atenção Básica do 10º período do curso Fisioterapia, participaram do I Encontro de Práticas Integrativas no Huerb (Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco). O evento foi realizado na última terça-feira (03), em parceria com o NAST, NEP, Instituto Kogen, Sesacre e Coren-AC e coordenado pela Enferª Maria de Jesus Xavier (membro da Comissão das Práticas Integrativas do Coren-AC).

Na ocasião, foram realizadas diversas atividades como: ventosaterapia, agulhamento a seco, auriculoterapia, quiropraxia, massagem relaxante, liberação miofascial, ayurveda, dentre outras atividades. Essas atividades foram voltadas para os servidores e visitantes do hospital, visando melhor qualidade de vida. Os professores Joab Aguiar e Priscilla Gomes, supervisionaram os estudantes durante as atividades.

As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas.

Evidências cientificas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares. Além disso, há crescente número de profissionais capacitados e habilitados e maior valorização dos conhecimentos tradicionais de onde se originam grande parte dessas práticas.

Atualmente o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integrada e gratuita. Os atendimentos começam na Atenção Básica, principal porta de entrada para o SUS.

Para conhecer mais sobre o curso de Fisioterapia, acesse: https://unimeta.edu.br/fisioterapia/