Curso de Enfermagem promove Projeto “Primeiros Socorros na Escola”

athenas Enfermagem, Institucional

De acordo com o Ministério da Saúde aproximadamente 810 crianças, com até 14 anos, morreram, somente em 2015, vítimas de sufocamento. Ademais, desse total, 611 tinham menos de um ano de idade. Portanto, sabe-se que os primeiros socorros quando iniciados rapidamente a uma pessoa vítima de acidente ou mal súbito, o quadro pode ser revertido, desta maneira, podendo minimizar o agravamento do quadro clínico.

Neste sentido, o curso de Enfermagem da Unimeta promove um projeto de monitoria, no qual foi executada a semana de ‘’Primeiros Socorros na Escola’’, onde capacita alunos do ensino médio e professores aos primeiros socorros (RCP; Manobras de Heimlich; Queimaduras e Convulsões).

A monitoria acadêmica funciona como uma importante atividade de apoio pedagógico, ofertado aos discentes com interesse em aprofundar o conhecimento em conteúdos específicos, assim como, facilitar o processo de aprendizagem frente a disciplina e conteúdo ministrado em aula.

Com o intuito de imergir os alunos tanto da instituição quanto de outras nas práticas básicas de saúde, o curso de Enfermagem realizou, dos dias 02 a 04 de dezembro, um workshop sobre primeiros socorros. Na atividade, realizada na sala de simulação do curso de Enfermagem, foram utilizados simuladores e, até mesmos os próprios alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Acreano, sob supervisão da Professora Márcia, para que desta forma, todos fossem oportunizados a treinarem as técnicas de primeiros socorros.

Entre as diversas atividades acadêmicas ofertadas aos discentes, a monitoria acadêmica pretende fortalecer além do aprimoramento técnico-científico, o desenvolvimento de habilidades no processo de ensino e aprendizagem do acadêmico monitor, além disso, transpor os conhecimentos básicos em saúde para além da faculdade.

O projeto é coordenado pela docente Natércia Regina, sob a supervisão da Coordenadora do Curso Isabelly Rossetto, e fazem parte os alunos dos diversos períodos (4º ao 10º período) do curso de enfermagem, dentre eles podemos destacar os alunos: Elen Vale, Ingrid Florence, Rayane Rocha, Erika Oliveira, Keyla, Lívia Gaspar, David, Jhulyandrea, Brenda Lozano, Ednaldo Rodrigues.

Para mais informações sobre o curso de Enfermagem, acesse: https://unimeta.edu.br/enfermagem/