VESTIBULAR 2020/2: COORDENADORA DO CURSO DE GASTRONOMIA DA UNIMETA FAZ CONVITE ESPECIAL. CONFIRA!

athenas ENEM, GASTRONOMIA, Institucional

gastronomia é um ramo de conhecimento que abrange a culinária, as bebidas, os materiais usados na alimentação e, em geral, todos os aspectos culturais a ela associados.

O profissional formado em Gastronomia atua no gerenciamento de restaurantes, na segurança alimentar, produção industrial e muito mais. O prazer proporcionado pela comida é um dos fatores mais importantes depois da alimentação de sobrevivência. A gastronomia nasceu desse prazer e constituiu-se como a arte de cozinhar e associar os alimentos.

A carreira em Gastronomia

Conforme o site Guia da Carreira, ao contrário do que muitos possam pensar, o profissional formado em Gastronomia possui conhecimentos que vão muito além das habilidades técnicas para manusear e preparar alimentos. Durante sua formação, este profissional aprende sobre gestão, segurança alimentar, processos industriais, valor nutricional e características dos alimentos, legislação relacionada à indústria alimentícia e muito mais.

Devido à ampla formação, quem faz faculdade de Gastronomia pode atuar em diversas áreas. Conheça algumas delas e as principais atividades que este profissional desempenha em cada uma delas:

1. Chef de Cozinha – planeja e prepara cardápios em restaurantes, hotéis, hospitais, bares, etc.  Coordena a equipe de cozinheiros e seleciona os fornecedores de ingredientes;

2. Personal Chef – exerce as mesmas funções do chef de cozinha, só que neste caso atua em residências particulares;

3. Segurança Alimentar – atua como vigilante e realiza vistorias em cozinhas industriais e de restaurantes para garantir que as normas de segurança alimentar sejam cumpridas.

4. Indústria Alimentícia – desenvolve novas receitas e testa os produtos criados pela indústria.

5. Gestão – administra restaurantes comerciais, industriais e refeitórios dentro de hospitais e hotéis, entre outros. Gerencia todo o funcionamento destes estabelecimentos, contrata e treina profissionais, seleciona fornecedores, gerencia o estoque e as finanças da empresa.

6. Consultoria – presta consultoria para empresas do ramo alimentício. O objetivo é propor mudanças nos processos para melhorar o desempenho da organização como um todo.

Os profissionais da área de Gastronomia podem ainda seguir a carreira acadêmica ministrando aulas para cursos técnicos ou profissionalizantes, atuar como críticos gastronômicos, trabalhar no ramo editorial escrevendo e revisando livros de culinária e muito mais.

Mercado de trabalho para quem faz Gastronomia

O mercado de trabalho para profissionais da área de Gastronomia está aquecido e em expansão, principalmente no setor hoteleiro. A vantagem do setor de alimentação é que, mesmo em tempos de economia incerta, seu consumo por parte da população se mantém estável ou apresenta queda pouco significativa.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB), divulgada em 2014, afirma que os brasileiros gastam quase um terço do seu orçamento destinado a alimentação em refeições consumidas fora de casa.

Em cidades turísticas e polos industriais existe grande procura por profissionais de Gastronomia. Porém, seu campo de atuação tem crescido bastante por todas as regiões do País, principalmente em negócios ligados à alta Gastronomia ou no segmento de entregas em domicílio.

Fonte: https://www.guiadacarreira.com.br/guia-das-profissoes/gastronomia/

Onde estudar Gastronomia? Na Unimeta!

Estude na instituição que foi avaliada como a melhor instituição de ensino superior do Acre; o 4° melhor Centro Universitário e a 5ª melhor privada da Região Norte. Conforme IGC contínuo do MEC. Já se imaginou formado em apenas dois anos?

Saiba mais sobre o curso de Gastronomia oferecido pela Unimeta. Acesse: https://unimeta.edu.br/tecnologo-em-gastronomia/

Estamos com o VESTIBULAR 2020/2 aberto (GRATUITO)! Acesse: https://vestibularunimeta.com.br/inscricao/inicio/