ALUNA DA UNIMETA ESCREVE HISTÓRIA INFANTIL UTILIZANDO SEUS CONHECIMENTOS TÉCNICO DE ODONTOLOGIA: “A FÁBULA DO DENTINHO SHETA”

athenas ATHENAS, Institucional, Odontologia, YDUQS

A acadêmica Damiana Avelino de Castro, estudante do 9° período do curso de Odontologia da Unimeta Centro Universitário, é a autora da fábula que faz a releitura criativa e lúdica da história “Fada do Dente”. Narrativa voltada para o público infantil sobre a perda dos dentes de leite, contextualizada no cenário amazônico.

A estudante utilizou seus conhecimentos técnicos de nível superior para produzir a narrativa, “A fábula do dentinho Sheta”, além de ser estudante de Odontologia, tem formação em Educação Escolar Indígena e Serviço Social.

O livro foi publicado este ano pela EAC Editor e vem acompanhado de ilustrações elaboradas por Samuel Gonçalves de Carvalho. Em razão da pandemia, o lançamento teve de ser adiado, com previsão para ocorrer em outubro ou novembro. O livro será lançado na versão digital e impresso.

Conforme a autora acreana, a história traz de forma lúdica a fase da perda dos dentes de leite ou dentes decíduos, na faixa etária aproximada dos 5 aos 12 anos, marcada por sentimentos como insegurança, apreensão, choro, preocupação e às vezes até desespero.

A opção pelo universo amazônico se justifica pela passagem de longa permanência da escritora nas aldeias indígenas, lugares onde exerceu trabalhos na área da saúde bucal, especificamente na região do Alto Juruá, na floresta acreana, no período de 2005 a 2015.

“A fábula do dentinho Sheta será levada às escolas, dentro do projeto “Sheta vai às escolas”. Pretendemos estimular as crianças a cuidarem de sua saúde bucal. Hoje, apesar dos programas de prevenção e acesso aos atendimentos odontológicos, o índice de cárie ainda é o principal responsável pelos problemas bucais. A falta de uma higiene bucal adequada e o consumo excessivo de açúcares são os fatores causadores desses problemas. Este projeto pretende contribuir para a mudança de hábitos bucais saudáveis” Disse a autora da fábula.

OBJETIVOS DO PROJETO SHETA VAI ÀS ESCOLAS

Contribuirá para a compreensão acerca da formação dos dentes, do desenvolvimento das cáries e das doenças bucais, destacando-se as formas de prevenção, técnicas de escovação adequadas, o uso de fio dental e a importância das consultas odontológicas frequentes, as ações acompanhadas da leitura do Livro. A fábula irá interagir de maneira prazerosa, reconhecendo-o como fonte de múltiplas informações e entretenimento; e compartilhar experiências leitoras.

O coordenador do curso de Odontologia da Unimeta comentou sobre a conquista, o empenho e desejou sucessos para a acadêmica. “Esta iniciativa da discente Damiana Avelino, mostra a importância de estar sempre em busca do conhecimento técnico e científico da profissão, mas tão importante quanto o aprendizado do aluno, é saber passar as informações em linguagem lúdica e acessível para o seu público, no caso o público infantil. O curso de Odontologia da Unimeta tem muito orgulho de ter a Damiana como aluna. Temos certeza de que ela terá um futuro profissional brilhante e ficamos na torcida para que sua obra alcance cada vez um público maior, pois a saúde começa pela boca.” Destacou o coordenador.

Com isso, a autora já tem pronto um segundo livro que vai dar continuidade à narração centrada na saúde bucal, a qual, segundo ela, será uma trilogia.

Saiba mais sobre o curso de Odontologia da UNIMETA. Acesse:

Sempre alcançando voos mais altos! UNIMETA

Estamos com o VESTIBULAR DIGITAL 2020/2 aberto (GRATUITO)! Acesse: