UNIMETA: PROFESSORA E COORDENADORA DO CURSO DE FISIOTERAPIA DEFENDE TESE DE DOUTORADO

athenas Institucional, YDUQS

Por meio de vídeo chamado, na plataforma Teams, foi realizada a reunião e defesa da tese de doutorado com o Tema: Estudo Etnobotânico e suas Associações com Condições Socioeconômicas e Ambientais na APA Raimundo Irineu Serra, Rio Branco, Acre.

A defesa teve duração aproximada de 4 horas e 30 minutos, do dia 04 de setembro, com início ás 7h:30min, com 40 minutos para a apresentação da tese e após a defesa, aconteceu a arguição pela banca com finalização as 11:45, no horário do Acre. A tese foi dividida em capítulos, sendo estes apresentados em forma de artigos. Ao total foram três artigos para a defesa, destes dois já havia sido publicado. Os artigos foram classificados como:

Artigo I – Levantamento Etnobotânico em duas Comunidades dentro da APA Raimundo Irineu Serra em Rio Branco, Acre – Brasil;
Artigo II – Perfil Socioeconômico de moradores na APA Raimundo Irineu Serra em Rio Branco, Acre – Brasil;
Artigo III – Características do solo na região da APA Raimundo Irineu Serra, em Rio Branco, Acre.

Doutoranda: Mireilly Marques Resende
Orientadora: Dra Rosemary Matias (Doutorado em Química pela Universidade Estadual de Maringá, Brasil, 2010, e Professor/Pesquisador da Universidade Anhanguera – Uniderp, Brasil.

Banca avaliadora:

1- Dra. Ana Paula Garcia Oliveira (Doutorado em Tecnologias Ambientais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil, 2014, e Professora da Universidade Anhanguera – Uniderp, Brasil;

2- Dra Vania Claudia Olivon (Doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo, Brasil (2010) e Professor da Universidade Anhanguera – Uniderp , Brasil);

3- Dra. Giselle Marques de Araújo (Doutorado em Direito pela Universidade Veiga de Almeida, Brasil (2015) e
Pesquisadora da Universidade Anhanguera – Uniderp, Brasil.
4- Dra. Simone Batista Mamede (Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Universidade Anhanguera – Uniderp, Brasil, 2019, e Sócia-diretora do Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo, Brasil).

A tese de doutorado representa um avanço em uma área do conhecimento. O processo da pesquisa de doutorado é demorado e exige uma série de provas e trabalhos por parte do doutorando e o que difere dos trabalhos como monografias, TCCs e dissertações, é a sua originalidade.

“Na defesa de uma tese de doutorado, a grande exigência é em relação à originalidade de sua contribuição científica. Espero poder contribuir com as políticas públicas na capital de Rio Branco e com os moradores que residem na Área de Proteção Raimundo Irineu Serra – APARIS, que voluntariamente participaram do estudo. Estou muita e feliz e grata pelo apoio que a instituição me concedeu.” Disse a doutoranda.