UNIMETA: DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

athenas Institucional, YDUQS

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializado pela Lei Nº 11.133, de 14 de julho de 2005.

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), 80% das pessoas que vivem com alguma deficiência moram nos países em desenvolvimento ou emergentes, como o Brasil. Por aqui, mais de 45 milhões de pessoas tem algum tipo de deficiência, o que corresponde a quase 24% da população, como revela a última pesquisa Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) estima que, em todo o mundo, 150 milhões de crianças menores de 18 anos têm alguma deficiência. Mas o que não é apresentado em nenhuma estatística ou pesquisa é a quantidade de pessoas que sofrem preconceito e discriminação, uma situação não restrita às pessoas que têm deficiência. E se pensarmos nas crianças, essa é uma realidade ainda mais cruel.

Dia Nacional

Portanto, o recado para este dia, 21 de setembro, “Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência”, é de que uma vida plena e cheia de realizações sempre é possível quando reduzimos as barreiras, basta ver o caso do australiano Nick Vujicic, que nasceu sem os braços e sem as pernas, devido à rara síndrome Tetra-amelia. Isso não o impediu de vencer e se transformar em palestrante internacionalmente conhecido por sua história de superação. Como o ele mesmo diz: ”Para cada deficiência que você tem, você é abençoado com habilidades mais do que suficientes para superar seus desafios”.

Viva ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência! Exemplos de vida, de garra e de amor!

Fontes de informações: Blog da Saúde.